A fé morta, é fé inútil – Wally Fry

Podemos dar uma olhada em algumas das coisas possíveis que Tiago mostra em suas referências o significado de fé morta

A fé sem obras é morta, e só por isso já é uma afirmação forte, com certeza. Anteriormente, discutimos a ideia de um único tipo verbal de fé. Isso, novamente, seria uma profissão verbal e / ou mental da fé. Tiago continua com o seu ponto que esta fé provavelmente não é uma verdadeira fé salvadora. Só que desta vez, o apóstolo usa um exemplo muito prático para ilustrar o seu ponto.Em algum momento nos próximos devocionais podemos dar uma olhada em algumas das coisas possíveis que Tiago mostra em suas referências o significado de fé morta, ou a fé que está morta; por agora no entanto, estamos apenas olhando para este cenário muito específico. Basta dizer que a fé verbal simples não pode salvar e não pode servir. Mas, vamos pular direto para o que realmente aconteceu em nossa passagem.

O texto está na carta de Tiago 2:14-26

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? – E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano. E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? – Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? – Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

Esta é fácil. Um irmão foi até à porta de um crente, obviamente em necessidade. Mas, em vez de fornecer alguma ajuda real para a necessidade, o crente os despediu com palavra de ajuda e uma promessa de oração. Quando os despediu com a promessa de orar por eles uma pergunta deve ser feita: De acordo com o que aparece na nossa porta, nós devemos somente orar ou temos que ajudar com o necessário o irmão ou irmã? – Por que alguém veria um irmão ou irmã carente  e não ofereceria ajuda real, mas simplesmente palavras vazias? – Bem, o apóstolo João também tinha algo a dizer sobre isso em – 1 João 3:17 “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” – O que disse João e o que disse Tiago é quase uma repetição? – Se dissermos que Deus habita em nós (salvação), e não agir em conformidade (obras), então a nossa afirmação de que Deus habita em nós pode ser simplesmente falso.

 

A Verdadeira Fé é para servir

Assim devemos analisar, porque é um ponto muito importante. Vamos rever de novo – Nenhuma de nossas obras podem nos salvar. Uma vez que tenha passado muito tempo em trabalhos e continuará a, nós temos de bater esse ponto uma outra vez. Mais uma vez, vamos olhar para uma suposta diferença de opinião entre Tiago e Paulo. Ninguém discordaria que Paulo ensinou uma salvação apenas pela graça; Ele ensinou claramente que nenhuma de nossas obras podem nos salvar .Claro, o Espírito Santo inspirou Paulo a escrever o ensino mais notável sobre uma fé contra as obras em Efésios 2: 8-9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé;  Não vem das obras, para que ninguém se glorie “. Às vezes, no entanto, ignorar o pensamento contínuo de que o ensino, onde vemos que Paulo, de fato, é inspirado para os dizer que as obras são importantes. Elas são uma saída natural, e o propósito da nossa salvação. Efésios 2:10, “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, como quais Deus antes ordenado que andássemos nelas”.

Paul também aborda o lugar das obras na vida do cristãos em outros lugares também, como em Gálatas 5:22 “Mas o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, comparando com João 15: 5” Eu sou um videira, vós sois os ramos: Aquele que permanece em mim, e eu Nele, esse dá muito fruto ….. “Ambos mostram-nos pensamentos de Paulo sobre obras de forma clara. Finalmente, Tiago termina com uma declaração que pode parecer chocante; Se tudo o que se tem, é uma fé verbal eintelectual, então, realmente, tem o mesmo tipo de compreensão e crença em Deus, que é possuído por Satanás e seus anjos caídos! Uau – Demônios crêem em Deus; Eles também acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus; Eles ainda tem um bom conhecimento da doutrina. Eles não tem, no entanto, uma fé salvadora.

O que podemos aprender aqui então? – Um conhecimento intelectual de quem é Deus e até mesmo no Deus verdadeiro não é suficiente. A aceitação mental da realidade e da identidade de Jesus Cristo não é suficiente. Mesmo um conhecimento profundo e completo da Palavra de Deus e doutrina bíblica não é suficiente. A verdadeira fé, sendo a fé salvadora, sempre produzirá uma mudança de coração e uma mudança de caráter. Haverá provas em exposição da transformação que ocorreu dentro de nós, se uma transformação de fato ocorreu.

O Blog do autor do texto a seguir: https://truthinpalmyra.wordpress.com/

 

 

Um comentário sobre “A fé morta, é fé inútil – Wally Fry

Deixe um comentário